Itararé, Cidade de Artistas - O Rock Aqui é Rota Sul

Itararé, Cidade de Artistas - O Rock Aqui é Rota Sul
Só os imbecis são felizes (Silas Correa Leite, in, Provocações, TV Cultura)

DECLAMAR POEMAS - Silas Correa Leite de Santa Itararé das Artes


Declamar Poemas

Não gosto de decorar poemas
Prefiro falar poemas com um livro na mão
O livro é meu instrumento musical.
(Solivan Brugnara)

Para Regina Benitez

Não fui feito para declamar poemas
Ter timbre, empostar a voz, tempo cênico
E ainda dar tom gutural em tristices letrais.

Não fui feito para decorar poemas
Malemal os crio e os pincho fora
Pro poema saber mesmo quem é que manda.

Não fui feito para teatralizar poemas
Mal os entalho e deixo que singrem
Horizontes nunca dantes naves/gados.

Não fui feito para perolizar poemas
Borboletas são pastos de pássaros
Assim os poemas que se caibam crusoés.

Não fui feito para ser dono de poemas
Eles que se toquem e se materializem
Peles de pedras permitem leituras lacrimais.

Não fui feito nem para fazer poemas
Por isso nem cheira e nem freud a olaria
Apenas uso estoque de presenças jugulares.

Não fui feito eu mesmo. Sou poema
Bípele, cervejólo, bebemoro noiteadeiros
Quando ovulo sou fio-terra em alma nau.
-0-
Silas Correa Leite, Itararé-SP
E-mail: poesilas@terra.com.br

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rock & Poesia - Letras Lirics





Trombadinha é a fome! - Pichado num muro em Sampa


Quando o Rock and roll é pura Poesia
============================

"Feche seus olhos e eu beijarei você/Amanhã vou sentir sua falta/Lembre-se de que eu sempre serei verdadeiro/E enquanto eu estiver longe/Vou escrever para casa todos os dias/E mandarei todo o meu amor para você" ("All My Loving" The Beatles)

"Eu vou amar você até os céus pararem a chuva/Eu vou amar você até as estrelas cairem do céu/Para você e para mim"("Touch Me" Patti Smith)


"Ser seu destino/Foi tudo que eu persegui" ("Looking for You" Patti Smith)

"Oh, você não pode ver que você pertence a mim/Como meu coração dói a cada passo que você se dá"("Every Breath You Take", Police)

"Não seja cruel com um coração sincero"("Don't Be Cruel", Elvis Presley)

"Amo você mais do que a própria vida/Você significa muito para mim"(Wedding Song", Bob Dylan)

"Eu, eu serei o rei/E você, você será minha rainha/Nós podemos ser os heróis/Ao menos por um dia"("Heroes", David Bowie)

"Morrer a seu lado/É uma maneira divina de morrer"("There's a Light that Never Goes Out", Smiths)

"Nós vemos coisas que eles nunca vão ver/Você e eu vamos viver para sempre"("Live Forever", Oasis)

****

I N É D I T O

"Flores de Metal" (Inédito de Renato Russo/1996 - Para Regina Rosseau)


(In Memoriam)

......................
"Quando você despertar, lembre-se que eu te amo/Lembre-se que a lua se afasta da terra a cada ano/Lembre-se que o mundo está de cabeça pra baixo(...)/Mas mesmo assim é impossível você errar/Quando você acordar, saiba que eu te amo/E fique por dentro do nosso tempo/Dê adeus ao chá
de estranho cogumelo/Senão, onde será que isso vai parar?/E aceite, que entre nós há um elo forte e belo/Quando você se ligar, entenda que te
amo/E dance comigo no ritmo de nossa música/Esta é a nossa estação única(...)/Vamos visitar as galáxias nascendo no universo/Vamos caçar o Hale Boop logo após o pôr-do-sol/Que será sempre eterno/E vamos atrasar todos os ponteiros do relógio(...)/E já não é sem tempo, entendo/Quando você levantar, lembre-se que eu estou ao seu lado/E me dê um abraço apertado/Nossa saga continua/Quero-a, então, toda nua(...)/Olhe para es-
sas flores/Já não têm mais cores/Elas enlouqueceram em sua ausência/E seu estado de letargia/As deixaram em agonia/São apenas Flores de Metal/Depois do seu suspiro final"
(Renato Russo - in, O Canto do Rouxinol, Livro de Poemas de Regina Rosseau dedicado ao Poeta Roqueiro Renato Russo)
........................................................................................................................

"Somos da geração do lirismo/Da geração dos cabeludos/Da geração das guitarras/Da geração que amava/Da geração que cantava a nossa inocência/A nossa impotência/Diante de tanta coisa suja/E que, de lambuja/Para deixar de ser besta/Levava porrada/Por isso alguns mudaram de nomeAlguns mudaram de estadoAlguns mudaram de sexo/Alguns mudaram de línguaAlguns mudaram sde mundo e nunca mais foram vistos/De vez em quando se escuta falar/Que tudo pode voltar/Que é só uma questão de tempo/Por favor, não - por Deus, não!/Mesmo que não seja por nós/Que seja pelos qua ainda estão cantando/E pelos que ainda virão cantando"
(Poeta e Compositor-Letrista Vitor Martins, para o Disco de Ivan Lins - Ao Vivo) -0-


Livro (Caetano Veloso)
________________________________

Tropeçavas nos astros desastrada
Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria

Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando para a expansão do Universo

Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
E, sem dúvida, sobretudo o verso
É o que pode lançar mundos no mundo

Tropeçavas nos astros desastrada
Sem saber que a ventura e a desventura
Dessa estrada que vai do nada ao nada
São livros e o luar contra a cultura

Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los para fora das janelas
Talvez isso nos livre de lançarmos-nos
Ou - o que é muito pior - por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um
Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.

-0-

(Caetano Veloso - do Disco/CD/Show de MPB Livro)



A solidão é como chuva
(Rilke)

As palavras são coisas
(Byron)
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário